quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

natal no patio

 o fim-de-semana seguinte, sábado 14 tem como cabeça de cartaz – pelas 16h00 – o sempre alegre Avô Cantigas, figura bem popular para várias gerações. A programação deste dia 14 completa-se com um ateliê musical, orientado por Bruno Teixeira, às 11h30, e às 18h00 com a atuação da Charanga dos Soldadinhos. No domingo, às 11h15 haverá jogos tradicionais e, à tarde, dois momentos bem divertidos com o conhecido ventríloquo João Seabra, às 16h00, e o tradicional teatro de Robertos, a partir das 17h00.

Para sábado, dia 21, anuncia-se, pelas 11h30, um espetáculo interativo da Palhaça Traquinas com o sugestivo título “Uma ligeira traquinice de Natal”. Às 15h00, a música cruza-se com as preocupações ambientais com a realização de uma oficina de instrumentos tradicionais e recicláveis.

No domingo 22, último dia da iniciativa, com início pelas 11h30, terá lugar o espetáculo interativo musical “Um ensaio de Natal”. Às 16h00, será a vez de subir ao placo o espetáculo da artista infantil Iris Maravilha e, quando forem 18h00, acontece o momento “Christmas Friends”, a encerrar o evento “Natal no Páteo” 2024, em Azambuja.




festa de natal dos motares gaio







 

a minha historia



A minha historia:O meu começo
eu era uma criança como muitas outras gostava de brincar .mas não tinha muitas coisas para brincar .a não ser os meus irmãos e alguns amigos meus la no meu bairro na parede .conselho de cascais mas ao mesmo tempo tinha algo que me fazia ficar contente os bonecos ou os robertos do meu pai joao António santa barbara costa.eu e os meus irmãos tinha-mos que ir de terra em terra ,feira em feira com o meu pai trabalhar com os robertos .naquela altura fazíamos as feiras e dormíamos na gurita de 1 m de largura e o 1.70 de altura as vezes dormíamos la 4 pessoas eu o meu pai e os meus irmãos ,era outros tempos.depois eu comecei a tentar falar com a palheta .que e uma chapa com fita de nastro que da a voz dos robertos .depois de varias tentativa la consigui estávamos no ano 1983 em Setúbal eu e o meu irmão to zé e o meu pai , o meu pai tinha se ausentado por uns minutos e disse ao meu irmão vamos tentar fazer um espectáculo .e assim foi, a partir desse dia nunca mais parei ate hoje .
o meu pai já faleceu e eu fiquei com essa tradição que amo muito.que são os Robertos . Vou contar uma coisa que aconteceu comigo.Uma vez eu estava a trabalhar com os robertos em vila franca de Xira com o meu irmão to zé e estava a fazer a parte da tourada e de repente engoli a palheta e fiquei todo aflito o meu irmão perguntou o que foi eu disse engoli a palheta e agora? o meu irmão disse agora ja sabes quando fores a WC e ouvires um som e a palheta a sair.