terça-feira, 21 de novembro de 2017

ateneu montijo

O Ateneu gera muita simpatia entre as gentes da terra, por se tratar dum grupo de jovens que renuncia à taberna para se instruírem e são apontados como exemplo a seguir.
A inauguração da primeira sede oficial teve um programa que foi de 14 a 21 de Julho de 1945. Concertos de música pela banda da Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro, interpretando Rossini e Verdi, uma conferência pela Profª Irene Lisboa e muitas outras iniciativas de cariz cultural, passando por uma festa campera abrilhantada por uma banda e uma sessão de cinema para encerrar.
Também no campo desportivo fomos inovadores. Do Hóquei em Patins ao Ténis de Mesa; do Basquetebol à Ginástica, tudo praticámos, sendo pioneiros em quase todas elas, no que à nossa terra dizia respeito.
Na instrução, o Ateneu teve um papel ímpar junto dos montijenses. Cursos de Instrução Primária, Corte e Costura, mais tarde, Dactilografia, foram para muitos a oportunidade de melhorar a sua condição no emprego ou, mesmo, conseguir a sua primeira colocação. Mas aulas de Inglês, Contabilidade, Cálculo Comercial, Escrituração, Português e História, também contribuíram para elevar o grau de instrução cultural dos nossos conterrâneos.
Em pleno período da ditadura, o Ateneu aposta em acções que poucos ousam organizar. Promoveram-se debates sobre questões sociais, culturais e até sobre sindicalismo. Paralelamente alguns nomes da Pintura nacional usam a nossa sede para apresentar os seus trabalho
Adicionar legenda
http://www.jf-montijoeafonsoeiro.pt/pt/historia_curiosidade/37/breve-resumo-da-historia-do-ateneu-popular-de-montijo/