Município apoia Mercado Caramelo
Pinhal Novo exalta raízes e tradições
É já entre 11 e 13 de maio que Pinhal Novo vive a terceira edição do Mercado Caramelo, recriação histórica dos antigos mercados realizados na vila, numa organização da Junta de Freguesia de Pinhal Novo e da Confraria da Sopa Caramela, com o apoio financeiro, técnico e logístico do Município de Palmela, bem como apoio do movimento associativo e de um largo conjunto de entidades e empresas. Aliando a promoção turística e dos produtos locais à divulgação das raízes e da cultura caramela, o evento propõe três dias de animação para diversos públicos, onde a gastronomia tem um lugar central – ou não fosse a Sopa Caramela a rainha da festa!
A apresentação pública do programa decorreu no dia 22 de abril, junto ao coreto do Jardim José Maria dos Santos (oferecendo, já, ao vasto público presente, um vislumbre daquilo que será a iniciativa), com muitas/os figurantes trajadas/os a rigor, música, ofícios tradicionais e oferta de Sopa Caramela.
Este será o ano de consolidação do Mercado, que mantém a mesma área de implantação e terá uma forte aposta na área da cultura, melhoramentos nos pavilhões e ensombramento da área de gastronomia. A “Telefonia Caramela”, projeto de som de rua dinamizado pela Associação Juvenil Odisseia, será uma das novidades desta edição, que fica marcada, também, pela participação do Município no concurso nacional “7 Maravilhas à Mesa” com a Mesa Palmela (que já é pré-finalista), onde a Sopa Caramela está representada.
O Mercado Caramelo decorre no Largo José Maria dos Santos e Praça da Independência, no coração de Pinhal Novo, e tem entrada livre. A formação de figurantes tem vindo a enriquecer a iniciativa com personagens típicas, que interagem com o público. Além do programa e da área de gastronomia, existe animação permanente, demonstração de ofícios, venda de produtos locais, espaço dos animais, diversões e um “Mercadito Caramelo”, espaço especialmente dedicada às crianças
|