domingo, 12 de maio de 2024

mercado do caramelo 2024

A 9.ª edição do Mercado Caramelo - Mercado à Moda Antiga chega à vila de Pinhal Novo já no fim de semana de 10 a 12 de maio, tendo como “rainha” a Sopa Caramela.

As principais novidades deste ano são um espaço mais alargado e cada vez mais autêntico, com a forte colaboração da comunidade educativa e dos patrocinadores, além da equipa de animação, composta por 40 elementos, com figurantes com idades entre os três e os 84 anos de idade.

A parceria entre o Museu - A Estação e o Teatro da Vila resultou na criação do teatro “Uma Viagem ao Museu” e o Mercadito Caramelo integra, este ano, na sua programação, Yoga Caramelo, além das habituais atividades para os mais pequenos, com destaque para os workshops “Cheirinhos da Horta”, robertos santa barbara”, “Sei Costurar um Talego” e “Pequenos Artesãos: no mundo dos instrumentos musicais”.

A Casa Caramela centraliza as demonstrações de ordenha manual, de fabrico de queijos, de chouriço e a confeção da Sopa Caramela.

Iniciativas como “A mais louca corrida caramela de carrinhos de rolamentos”, “Caça aos gambuzinos”, a bênção dos animais frente à igreja, além dos bailes, da atuação de ranchos folclóricos e demostrações do Jogo do Pau são pontos altos do programa, a par da homenagem ao último tanoeiro de Pinhal Novo, Florindo Morais, com uma exposição permanente.

A 9.ª edição deste certame - uma organização da Confraria Gastronómica da Sopa Caramela e da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, com o apoio do Município de Palmela e entrada gratuita - pretende recriar, uma vez mais, o primeiro Mercado de Pinhal Novo, antecessor do atual Mercado Mensal, realizado a 9 de maio de 1875. Aliar a animação sociocultural e a história, envolvendo a comunidade na preservação dos costumes locais e identidade cultural, são os principais objetivos do Mercado Caramelo, que promove ainda produtos locais como a Sopa Caramela e o Pudim de Abóbora e, consequentemente, a gastronomia e o turismo da região.